Guia completo sobre Dieta Dukan

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Você já deve ter ouvido falar sobre a Dieta Dukan. Ela é uma das queridinhas das famosas quando o assunto é emagrecimento rápido. Mas como funciona a Dieta Dukan? Leia o artigo para saber tudo sobre esse tipo de plano alimentar.

O que é a Dieta Dukan?

A dieta original de Dukan é uma dieta complicada, rígida, de alta proteína, sem carboidratos (ou baixa em carboidratos), em quatro fases que promove a rápida perda de peso. Foi criada pelo médico francês Pierre Dukan há mais de uma década.

O livro sobre a dieta afirma ter ajudado 5 milhões pessoas a perder peso.

A Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, a cantora Jennifer Lopez e a modelo Giselle Bundchen são todas seguidoras da dieta.

Fases da Dieta Dukan

O que você pode comer durante cada fase? Não há alimentos com contagem de calorias ao seguir esta dieta. A proteína é a peça central em todas as quatro fases, juntamente com farelo de aveia, muita água e uma caminhada diária de 20 minutos.

Fase 1: a fase de “ataque” é bastante simples: coma tudo o que quiser da proteína “animal”, juntamente com 1,5 colheres de farelo de aveia e 1,5 litros de água diariamente. É isso aí. É possível optar entre 72 carnes magras ou com baixo teor de gordura (excluindo carne de porco e cordeiro), peixe, aves, ovos, soja e produtos lácteos não gordurosos.

Fase 2: a fase de “cruzeiro” baseia-se nos alimentos da “fase de ataque”, adicionando quantidades ilimitadas de 28 vegetais não amiláceos todos os dias, juntamente com 2 colheres de sopa de farelo de aveia. Legumes como cenouras, ervilhas, milho e batatas não estão nesta lista de vegetais, mas aparecem na próxima fase. Os vegetais “não amiláceos” foram escolhidos por sua “diversidade nutricional” para fornecer vitaminas, minerais e fibras. A dieta recomenda que, para alguns, os vegetais não estejam incluídos todos os dias.

Fase 3: a “consolidação”, é o estágio que adiciona alimentos “gostosos” de volta à dieta.

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O estágio de consolidação permite proteínas ilimitadas, vegetais, um pedaço de fruta com baixo teor de açúcar, duas fatias de pão integral e 40g de queijo por dia.

Anteriormente eram proibidos porco e cordeiro, e que agora podem ser incluídos – mas apenas uma vez por semana.

Além disso, uvas, figos, cerejas e bananas permanecem excluídos da dieta. Pode-se adicionar 1 a 2 porções de alimentos amiláceos e 1 a 2 refeições de “celebração” (dias em que você pode comer o que quiser) a cada semana durante esta fase.

Nesta fase, você começa o compromisso vitalício de comer a dieta básica de proteína pura um dia a cada semana, de preferência no mesmo dia. Esta etapa é reivindicada para permitir que você “mantenha seu peso saudável permanentemente”.

Fase 4: o estágio final de “Estabilização” é a parte de manutenção do plano. O autor promete que você pode comer o que quiser sem recuperar peso se seguir suas regras:

  • 3 colheres de sopa de farelo de aveia diariamente,
  • uma proteína pura por semana,
  • caminhada por 20 minutos por dia
  • nunca usar elevadores ou escadas rolantes.

Goma sem açúcar, edulcorantes artificiais, vinagres e especiarias são permitidos na Dieta Dukan. O livro incentiva as pessoas a tomar um comprimido diário com multivitamínicos.

Como funciona a dieta Dukan

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Em teoria, é assim que o plano funciona: a fase de ataque promove a rápida perda de peso com uma dieta só de proteínas. Esta fase inicial é seguida por entre 1 a 7 dias, dependendo do seu peso inicial.

Durante a fase de cruzeiro, que pode durar meses dependendo da quantidade de peso que deseja perder, o objetivo é permitir perda de peso constante.

A fase de consolidação é o período de transição entre perda de peso e manutenção, quando o plano “alivia” as escolhas alimentares, mas nenhuma perda de peso é esperada.

Este é um momento em que seu corpo é vulnerável a colocar aqueles quilinhos a mais de volta, de acordo com o livro. No entanto, se você ficar nesta fase 5 dias por cada quilo que você perdeu, evitará recuperar o peso.

A fase de estabilização deve ser para sempre. Você manterá o peso gordo longe se v seguir os requisitos desta fase pelo menos um dia por semana, incluindo todas as proteínas, além do farelo de aveia e exercício.

Plano Dukan Diet 2

Mais recentemente, o plano Dukan 2 foi introduzido, alegando o autor ser mais flexível, progressivo e sem frustração.

Esta variação afirma ajudar a manter a motivação a longo prazo, e envolve comer uma dieta específica para cada dia da semana, com base no programa de quatro etapas da dieta original.

Assim, a semana se torna uma “Escada Nutricional” de sete passos, com base na dieta do dia anterior ao início do processo, que inicia em todas as segundas-feiras.

Recomenda-se que segunda-feira seja apenas um dia de “proteína natural”, terça-feira com adição de vegetais, quarta-feira com frutas adicionadas, na quinta-feira com pão, sexta-feira com queijo, sábado com alimentos amilaceos adicionados, além do pão, e o domingo permite uma “refeição de celebração”.

Dieta Dukan faz bem à saúde?

Segundo especialistas, você certamente perderá peso na Dieta Dukan original, porque ela reduz as calorias drasticamente.

No entanto, cortar grupos de alimentos não é aconselhável e este plano de alimentação não inclui todos os nutrientes que você precisa para ter saúde. É também uma dieta difícil de manter e não é excelente se você é vegetariano.

Não há uma ciência sólida por trás da dieta, aliás. Alguns cientistas dizem que é desnecessário e caro comer apenas proteína para iniciar uma dieta, sem contar que a ingestão de proteína não ajuda a desinchar.

Também, alguns vegetais são recomendados todos os dias. Outros legumes só podem ser comidos a cada 5 dias. Esta é uma abordagem que limita nutrientes e fibras essenciais que esses alimentos fornecem.

Mesmo o criador da dieta de Dukan (proibido em 2013 de praticar a atividade de médico na França) adverte que a dieta pode causar mau hálito, constipação, boca seca e fadiga – todas consequências das dietas baixas em carboidratos e altas proteínas.

Fique atento! Uma dieta verdadeiramente saudável inclui todos os grupos de alimentos – vegetais, frutas, grãos inteiros, produtos lácteos com baixo teor de gordura e gorduras saudáveis, juntamente com proteína magra.

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