Guia completo sobre anticoncepcional e pílula do dia seguinte

Resultado de imagem para BIRTH PILLS

Existem muitos métodos contraceptivos, mas sem dúvida o mais usado e conhecido pelas pessoas é o da pílula anticoncepcional.

O que é a pílula anticoncepcional?

As pílulas anticoncepcionais são um tipo de medicamento com hormônios que você (mulher) deve tomar todos os dias para evitar a gravidez.

Existem muitas marcas diferentes de pílulas. A pílula é segura, acessível e eficaz, em regra. Além de prevenir a gravidez, a pílula também possui muitos outros benefícios para a saúde.

Como as pílulas anticoncepcionais impedem a gravidez?

A pílula anticoncepcional funciona ao impedir o esperma de encontrar um ovo (o que se chama de fertilização).

Os hormônios na pílula param a ovulação. Nenhuma ovulação significa que não há ovo para fertilizar, de modo que a gravidez não pode acontecer.

Os hormônios da pílula também engrossam o muco no colo do útero. O muco cervical mais grosso torna difícil o esperma encontrar um ovo.

Como faço para que a pílula funcione melhor?

Esquecendo-se de pílulas: este é o principal motivo pelo qual as pessoas engravidam.

Aqui estão algumas maneiras de ajudá-la a se lembrar de tomar seus comprimidos todos os dias:

  • Use um lembrete ou configure um alarme no seu telefone.
  • Mantenha suas pílulas ao lado de algo que você usa todos os dias (como sua escova de dentes ou carregador de celular).
  • Mantenha suas pílulas em sua bolsa para que eles estejam sempre com você.
  • Seu parceiro pode ajudar a lembrá-la.

Gostaria de estar bem segura e de não engravidar acidentalmente? Também use um preservativo toda vez que você fizer sexo vaginal. Dessa forma, você também estará protegido contra DST’s.

A pílula protege contra DST?

Resultado de imagem para BIRTH PILLS

Não. Embora a pílula seja realmente boa na prevenção da gravidez, ela não irá protegê-lo contra infecções sexualmente transmissíveis.

Felizmente, usar preservativos sempre que você faz sexo realmente reduz suas chances de contrair ou infectar alguém com DSTs.

Os preservativos também protegem contra a gravidez, o que significa que o uso de preservativos + pílulas anticoncepcionais lhe dará um poder impressionante de prevenção de gravidez e de doenças.

Quão efetiva é a pílula anticoncepcional?

Quando usada perfeitamente, a pílula é 99% efetiva. Mas quando se trata da vida real, a pílula é cerca de 91% efetiva. Então, na realidade, 9 das 100 usuárias de comprimidos engravidam a cada ano.

Quanto mais corretamente você é tomar sua pílula, melhor funcionará. Mas há uma chance muito pequena de que você ainda possa engravidar, mesmo que você sempre tome suas pílulas corretamente.

Quanto tempo as pílulas anticoncepcionais levam para funcionar?

Depende de quando você começa a tomá-las. Você pode tomar sua primeira pílula anticoncepcional em qualquer dia do mês, mas você pode precisar de um método de controle de natalidade de reserva (como os preservativos) durante os primeiros 7 dias.

Comprimidos apenas com progestina (minipílulas)

Resultado de imagem para minipílulas

Você pode tomar comprimidos apenas com progestagenos a qualquer momento, com proteção contra gravidez após 48 horas (2 dias). Então, use outro método de controle de natalidade (como preservativos) se você fizer sexo vaginal durante as primeiras 48 horas.

O que reduz a eficácia da pílula anticoncepcional?

Deixar de tomar a pílula, ter vômitos ou diarreia por mais de 48 horas, podem reduzir o quão bem a pílula previne a gravidez. A pílula pode ser um pouco menos eficaz para mulheres com excesso de peso. Alguns medicamentos ou suplementos também podem fazer com que ele não funcione também:

• Certos medicamentos contra o HIV

• Certos medicamentos anticonvulsivos, dentre outros.

Se você está tomando qualquer um destes, use preservativos. Mude para um método diferente de controle de natalidade se estiver nele por um longo período de tempo.

A pílula anticoncepcional é sim segura quando se refere à maioria das mulheres, mas todos os medicamentos têm alguns riscos e efeitos colaterais. Seu médico irá ajudá-lo a descobrir se a pílula é segura para você.

A pílula anticoncepcional é segura?

As chances são de que a pílula seja totalmente segura para você – a maioria das pessoas pode tomar isso sem problemas. Já faz mais de 50 anos, e milhões de pessoas a usam com segurança.

Posso tomar a pílula anticoncepcional?

Como o que acontece com todos os medicamentos, a pílula não é para todos.

Se você tem mais de 35 anos e é fumante, não deve usar a pílula ou qualquer outro tipo de controle de natalidade que contenha hormônio estrogênio. Você pode usar pílulas somente para progestágeno (minipílulas) se você é fumante.

Evite também usar pílulas combinadas se você teve algum desses problemas de saúde:

  • coágulos de sangue – um distúrbio hereditário da coagulação do sangue – ou inflamação nas artérias.
  • câncer de mama
  • ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, angina ou outros problemas cardíacos sérios.
  • dores de cabeça de enxaqueca com aura (vendo flashes, linhas de ziguezague).
  • pressão arterial elevada não controlada
  • diabetes muito grave ou doença hepática

Quais são os riscos das pílulas anticoncepcionais?

Resultado de imagem para pilula anticoncepcional

Mesmo que as pílulas anticoncepcionais sejam muito seguras, o uso da pílula pode aumentar ligeiramente seu risco a ter problemas de saúde.

Complicações não são comuns, mas podem ser graves. Estas incluem ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, coágulos sanguíneos e tumores hepáticos.

Em casos muito raros, podem levar à morte. Na maioria das vezes, as pílulas apenas para progestágenos não possuem esses riscos.

Há uma pequena chance de engravidar, mesmo que você tome sempre a pílula conforme indicado. Mas, acidentalmente, tomar a pílula durante o início da gravidez não aumentará o risco de defeitos congênitos.

É importante lembrar que para a maioria das pessoas, a chance de ter algum desses problemas ao tomar pílulas anticoncepcionais é realmente muito baixo.

Efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais

A maioria das pessoas na pílula não terá nenhum problema. Mas, no caso, é bom saber quais são os sinais de um problema sério.

Veja um médico imediatamente se você tiver:

  • dor repentina nas costas / maxilar, além de náuseas, transpiração ou dificuldade em respirar
  • dor no peito ou desconforto
  • dor dolorida na perna
  • problemas respiratórios
  • dor severa em sua barriga ou estômago
  • dor de cabeça repentina e muito ruim
  • dores de cabeça que são diferentes, piores ou acontecem com mais frequência do que o habitual
  • aura
  • amarelamento da pele ou dos olhos

Quais são os diferentes tipos de pílulas anticoncepcionais?

Existem alguns tipos de pílulas anticoncepcionais, como veremos.

Comprimidos combinados (COCs)

As pílulas anticoncepcionais com dois hormônios – estrogênio e progestágeno – são chamadas de pílulas combinadas. Eles são o tipo de pílula anticoncepcional mais comum. A maioria das pílulas combinadas vêm em quantidades para 28 dias ou 21 dias.

Comprimidos apenas com progestina (também conhecido como minipílulas)

Resultado de imagem para pilula anticoncepcional

As pílulas de progestina somente possuem um tipo de hormônio (progestágeno) – essas pílulas não possuem estrogênio.

Perdi uma pílula. O que eu faço?

A pílula funciona melhor se você a tomar em horários regulares, todos os dias. Mas pode acontecer de se esquecer delas ou outros casos que levem a não a tomar. Saber o que fazer quando sentir falta de uma pílula anticoncepcional é importante.

Cada bula tem especificações individuais para este caso. Verifique a bula do seu medicamento.

De qualquer forma, use um preservativo sempre que você fizer sexo vaginal até que possa conversar com seu médico. Se você já teve relações sexuais nos últimos 5 dias desde que cometeu o erro, pode usar a contracepção de emergência (como a pílula do dia seguinte).

O que eu faço se quiser engravidar?

Se você decidir que quer engravidar, pare de tomar a pílula. Não importa o tipo de pílula anticoncepcional que você use, é possível engravidar logo após a parada.

Pode levar alguns meses para o seu período para voltar ao ciclo que você teve antes de começar a tomar a pílula, mas isso não significa que você não vai engravidar.

Quais os efeitos colaterais posso ter ao tomar pílula anticoncepcional?

A pílula pode causar alguns efeitos colaterais. Uma das coisas mais importantes a ter em mente ao iniciar a pílula de controle de natalidade é que a maioria dos efeitos colaterais geralmente desaparecem em 2-3 meses.

Algumas pessoas têm dores de cabeça, náuseas, feridas ou manchas (hemorragia leve) entre os períodos após o início a pílula. Esses efeitos colaterais de controle de natalidade geralmente desaparecem após alguns meses.

Se você ainda não gosta da forma como a pílula faz você se sentir depois de alguns meses, fale com seu médico.

Preço das pílulas anticoncepcionais

Resultado de imagem para pilula anticoncepcional

Os preços do anticoncepcional variam por marcas, quantidade de comprimidos. Algumas marcas têm “fidelidade”, onde você faz cadastro pela internet no site do laboratório e recebe descontos.

De outro lado, você pode optar por anticoncepcionais genéricos, que têm o mesmo efeito, mas são mais baratos.

Benefícios do anticoncepcional para a saúde

Os efeitos secundários das pílulas nem sempre são ruins. A pílula tem muitas vantagens além da prevenção da gravidez.

Ambas as pílulas combinadas e progestágenos reduzem as cólicas menstruais, aliviam os períodos menstruais e diminuem o risco de gravidez ectópica.

A pílula combinada também pode reduzir ou ajudar a prevenir:

  • acne
  • desbaste de osso
  • cistos nos seios e nos ovários
  • cânceres do endométrio e do ovário
  • infecções graves nos ovários, trompas de falópio e útero
  • deficiência de ferro (anemia)
  • TPM (tensão pré-menstrual)

Quais são as desvantagens da pílula? Efeitos colaterais?

É realmente importante tomar sua pílula anticoncepcional todos os dias, ou você pode não estar protegido contra a gravidez.

Se você tem uma vida muito ocupada e acha que talvez não se lembre de tomar uma pílula todos os dias, confira outros métodos de controle de natalidade, como DIU ou implantes que são quase impossíveis de esquecer ou darem problemas.

Como a maioria dos medicamentos, as pílulas anticoncepcionais podem ter efeitos colaterais.

Os hormônios na pílula podem mudar seu nível de desejo sexual. Você também pode notar hemorragia entre as menstruações (na maioria das vezes com pílulas com progestágenos), seios doloridos ou náuseas.

Se você continuar tendo efeitos colaterais que o incomodem depois de usar a pílula por 3 meses, fale com seu médico e peça outra marca de pílula ou outro método de controle de natalidade.

Ainda, mulheres que usam pílulas com estrogênio, como pílulas combinadas, têm uma chance um pouco maior de ter alguns problemas raros, mas perigosos, como trombose.

Tudo o que você precisa saber sobre pílula do dia seguinte!

O que é pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte é uma maneira segura de prevenir a gravidez após o sexo desprotegido. Existem alguns tipos de contracepção de emergência, e alguns funcionam melhor do que outros.

Você pode comprar essas pílulas do dia seguinte sem receita nas farmácias.

Como funciona a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte tem mais ação quando você a toma dentro de 72 horas (3 dias) depois do sexo sem proteção, mas você pode toma-la até 5 dias depois. Quanto mais cedo você tomar, melhor será o resultado.

Mas atenção: as pílulas com uma substância chamada levonorgestrel funcionam melhor quando você as toma rapidamente após o sexo desprotegido.

A gravidez não ocorre logo após o seu sexo. Logo, é por isso que é possível evitar a gravidez alguns dias depois de se fazer sexo sem contraceptivo.

Para ciência, o esperma pode sobreviver dentro do organismo da mulher por até 6 dias após o sexo, até que um óvulo apareça.

Se você ovular durante esse período, o esperma pode se encontrar com seu ovo e causar gravidez. As pílulas matinais funcionam temporariamente impedindo o ovário de soltar um ovo.

Assim, as pílulas do dia seguinte não funcionarão se o seu corpo já tiver começado a ovular. É por isso que o tempo é tão importante, especialmente se você estiver usando outras pílulas com levonorgestrel.

A maioria das mulheres certamente não sabe em que período ovula, logo, é preciso usar a pílula o mais rápido possível.

É bom lembrar que a pílula do dia seguinte não é a mesma coisa que a pílula do aborto. Não funcionará se você já estiver grávida, e isso não prejudicará uma gravidez existente.

Quando usar pílula do dia seguinte?

Resultado de imagem para pilula do dia seguinte

Você pode usar pílula do dia seguinte para prevenir a gravidez se:

  • não usou um preservativo ou outro método de controle de natalidade quando fez sexo vaginal
  • confundiu seus períodos ou pílulas ou deixou de usá-las (esqueceu de tomar suas pílulas anticoncepcionais, por exemplo) e fez sexo sem proteção
  • seu preservativo estourou ou escorregou após a ejaculação
  • foi forçado a fazer sexo vaginal desprotegido

Caso você use a pílula do dia seguinte do modo certo depois fazer sexo desprotegido, é muito menos provável que venha a engravidar.

E atenção: não use sempre a pílula do dia seguinte como sua única proteção contra a gravidez, porque não é tão efetivo como métodos de controle de natalidade regulares.

É a pílula do dia seguinte é segura?

A contracepção de emergência é segura – milhões de pessoas usaram diferentes tipos de emergência contracepção até hoje. Não houve relatos de complicações graves.

Quantas vezes posso usar a pílula do dia seguinte?

Não é uma boa ideia usar a pílula como seu método regular de controle de natalidade, porque:

  • a pílula não previne a gravidez, bem como outras formas de controle de natalidade, como o DIU, o implante, a pílula, o tiro ou o anel.
  • Tomar a pílula uma outra vez é mais caro do que seguir método regular de controle de natalidade.
  • os efeitos colaterais da pílula são temporários e inofensivos, mas podem ser chatos (como sangramento entre períodos ou náuseas).

Resultado de imagem para pilula do dia seguinte

Assim, é totalmente seguro tomar a pílula do dia seguinte o máximo de vezes que você precisar.

O controle de natalidade que você usa antes ou durante o sexo (como o DIU, o implante, a pílula, os preservativos, etc.) é muito mais efetivo, acessível e conveniente.

Finalmente, jamais tome mais do que uma dose de pílula do dia seguinte – você não terá mais proteção contra a gravidez e, ainda, poderá sofrer efeitos colaterais ruins.

Quanto custa a pílula do dia seguinte?

Existem vários preços e marcas da pílula do dia seguinte.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of